São Vicente

São Vicente é uma ilha de contrastes onde se respira uma atmosfera invulgar e muito própria. As ruas da capital, Mindelo, são alegremente adornadas por uma arquitetura colonial europeia e pelo cosmopolitismo que paira no ar, enquanto o interior da ilha é seco e com algum relevo associado. É também local de belas praias de água tépida e cristalina, bem como praias atrativas para os amantes do windsurf.

Com uma rica tradição musical, a cidade do Mindelo é considerada a “capital cultural” do país, oferecendo ainda ao visitante bons restaurantes onde poderá saborear gastronomia rica, ao som de belas mornas ou coladeira.

São Vicente é uma ilha cuja cidade tem uma das mais belas baías do mundo e um centro histórico com anfiteatro das artes, cultura, conhecimento e inovação, juventude e património, mar e entretimento. Apesar da constante agenda cultural destacam-se como época alta o Fim do Ano, Carnaval e o Verão, acrescentando as festas de romaria, o Festival de Teatro Mindelact, Kavala Fresk Feastival e sem esquecer o facto de ser ponto de entrada e partida para os turistas de montanha para Santo Antão) durante o período de inverno europeu.

História

Com o aparecimento do primeiro depósito de carvão, a Povoação do Mindelo entra na senda do progresso, para se impor, de direito, como o aglomerado mais importante do arquipélago. A partir daí, surgem, em catadupa, companhias inglesas que fornecem carvão às centenas e centenas de barcos que frequentam o Porto Grande, e fazem dele um dos portos mais movimentados da região nessa altura.

Devido ao seu excelente Porto, a Ilha de São Vicente era considerada a porta do arquipélago e durante muito tempo a economia das ilhas dependeu desse porto. Com a instalação de depósitos de carvão vários barcos estrangeiros começaram a visitar a ilha para se abastecerem de carvão.

Desde a independência do País em 1975, tem-se investido muito na economia da ilha, criando empresas e fábricas nos mais diferentes domínios. O Porto Grande foi ampliado e o Aeródromo de São Pedro foi transformado no Aeroporto Internacional Cesária Évora. As instalações da Electra, que fornecem água e energia elétrica, aumentaram a sua capacidade e as telecomunicações sofreram grandes progressos.

O Porto Grande considerado como sendo o principal Porto de São Vicente é por onde passam grande parte das importações do país. Beneficia de um terminal de contentores e de instalações de frio e silos que proporcionam a atividade de transbordo de cargas. Está dotada de uma central de dessalinização da água do mar para consumo público e estaleiros navais.