Cabo Verde

Ilhas do Norte

São Vicente

São Vicente é uma ilha de contrastes onde se respira uma atmosfera invulgar e muito própria. As ruas da capital, Mindelo, são alegremente adornadas por uma arquitetura colonial europeia e pelo cosmopolitismo que paira no ar, enquanto o interior da ilha é seco e com algum relevo associado. É também local de belas praias de água tépida e cristalina, bem como praias atrativas para os amantes do windsurf.

Com uma rica tradição musical, a cidade do Mindelo é considerada a “capital cultural” do país, oferecendo ainda ao visitante bons restaurantes onde poderá saborear gastronomia rica, ao som de belas mornas ou coladeira.

Santo Antão

A ilha de Santo Antão, a segunda maior ilha de todo o arquipélago cabo-verdiano, é dominada a ilha das montanhas que popularizam a figura do conhecido Topo de Coroa, um vulcão que marca a história desta ilha e que constitui o segundo pico mais alto do arquipélago, com 1.979 metros de altura. As ravinas e os vales, a norte, a paisagem desértica e árida, a sul, proporcionam cenários de extrema beleza e contrastes marcantes.

Santa Luzia

Situada a cinco milhas da Ilha de São Vicente, a ilha de Santa Luzia pertence ao grupo das ilhas do Barlavento, e tem uma área de 35 Km2, sendo que o ponto mais elevado está 395 metros acima do nível do mar. Com um clima seco e frequentes períodos de seca, as várias tentativas de povoação da ilha acabaram por fracassar. A paisagem, constituída por montes escarpados a Norte e esplêndidas praias de areia branca e dunas a Sul. A única maneira de chegar à ilha é através do “Calhau”, na costa oriental de São Vicente, onde é possível alugar um barco de pesca durante o dia que o transportará a Santa Luzia. A travessia é de aproximadamente duas horas em cada sentido.

São Nicolau

Filha da morna e da “sôdade”, terra de mistérios e de uma cultura imponente, São Nicolau, deve o seu nome ao dia do seu descobrimento em 1461. De formas acidentadas e de paisagens íngremes e rurais, a magia dispersa-se no ar e nos rostos das suas gentes, crentes em mil e uma lendas e mistérios que alinham, ainda hoje, as suas vidas.

Das coloridas habitações ao negro dos rochedos, São Nicolau é local de paragem para os amantes de práticas ancestrais talassoterapeuticas, como os banhos de limo e de areia.

Preguiça, Ponta Larga – Juncalinho, o antigo vulcão (Juncalinho – já extinto), Ribeira Prata e Carberinho constituem pontos de passagem obrigatórios para quem visita a ilha.